Espetos de Tamboril com Pêssego e Pimenta Rosa
Conheça o tamboril: um peixe magro, de carne firme e sem espinhas. Veja dicas, benefícios e aprenda a preparar uma receita de espetinhos.
De aspecto peculiar, com uma cabeça enorme e um corpo acastanhado, sem escamas, é também conhecido como o “diabo do mar”. A sua carne, firme e sem espinhas, é bastante apreciada, prestando-se a diversas preparações culinárias, desde que se tome o cuidado de não a cozinhar em excesso, o que a tornaria demasiado seca e rija.
Enquanto adulto, o tamboril pode medir até 170 cm de comprimento. Apresenta uma barbatana dorsal característica, onde o raio anterior está isolado e modificado para a função de cana de pesca. O raio apresenta uma excrescência carnosa na ponta (a isca) que atrai as presas para a boca do animal. As presas preferenciais são outros peixes, mas já foram registrados casos onde se descobriu aves marinhas no estômago de tamboris. A camuflagem eficiente do tamboril contra o fundo do mar é essencial para o sucesso deste tipo de caça.
O tamboril é em geral vendido em postas ou sob a forma de lombos e constitui um ingrediente de destaque em espetinhos, arrozes, massas, caldeiradas, curries e ensopados. Uma nota importante a terminar: para quem segue uma dieta restritiva em termos de gordura, este é um peixe a escolher, visto tratar-se de um peixe extremamente magro, com um teor de lipídios virtualmente nulo.
O tamboril, em particular as espécies Lophius piscatorius e Lophius budegassa, é um dos peixes tradicionais da Gastronomia Portuguesa. Você pode substituir o tamboril pela mesma quantidade de espadarte ou bacalhau acompanhado com uma salada fresca.
Receita de Espetinhos de Tamboril com Pêssego e Pimenta Rosa
Ingredientes:
- 500 g de cubos de tamboril
- 2 Pêssegos
- 1 Colher de sopa de óleo ou manteiga
- Pimenta rosa
- 3 Ramos de tomilho
- ½ Xícara de vinho branco
- Azeite extravirgem
- Sal
Modo de Preparo:
Retire a cartilagem do tamboril se ainda a tiver e mergulhe numa marinada durante 30 minutos com vinho e tomilho. Mergulhe os espetos de madeira em água fria.
Lave os pêssegos, seque, corte cada uma em seis fatias e, em seguida, ao meio. Escorra o tamboril e monte os espetinhos, alternando com os pedaços de pêssego. Tempere com uma pitada de sal e duas colheres de sopa de óleo ou manteiga.
Aqueça uma frigideira antiaderente ou grill, grelhe os espetinhos por cerca de 2 minutos de cada lado, polvilhe com pimenta e sirva decorando a gosto com alface frisada, salada e flores de abobrinha.
- ✅ ANTIADERÊNCIA DE ALTA QUALIDADE: O revestimento cerâmico permite que os alimentos deslizem facilmente, sem a necessidade de óleo excessivo. Cozinhe pratos saudáveis com facilidade e sem preocupações com resíduos grudados.
Veja também:
Compartilhe!